Internet e o comércio electrónico: o futuro das PME?

Com o passar dos anos, a porcentagem de usuários da Internet aumenta e, ao mesmo tempo, o número de transações realizadas on-line aumenta. A Câmara Argentina de Comércio Eletrônico (CACE) revelou que 8 de cada 10 habitantes do país compram produtos desde computadores e dispositivos móveis.

O comércio eletrônico está crescendo globalmente. Dados fornecidos pelo relatório ‘eShopper Barometer’ (DPDgroup, 2016), confirma: o e-commerce cresceu 20,3% no ano passado, uma tendência que se mantém estável durante 6 anos. Esse contexto implica uma grande oportunidade para as empresas migrarem pelo menos parte de suas operações para a nuvem. O comércio eletrônico permite que eles sejam mais eficientes e flexíveisem suas operações; Apenas nos Estados Unidos existem aproximadamente 100 mil lojas on-line que oferecem uma variedade de produtos. E os países da América Latina não são deixados para trás nessa tendência, a região está em plena fase de crescimento e transformação digital.

Segundo o Instituto Latino-Americano de Comércio Eletrônico, ILCE, “a América Latina é uma região de 997 milhões de pessoas, 665 milhões de usuários ativos de internet e 511 milhões de usuários de redes sociais”.

* Fonte: Internetworldstats.com Internautas na América Latina, junho de 2016.

O que isso significa para as empresas

Atualmente, quase metade das vendas de lojas que tradicionalmente eram geradas através de suas filiais para a rua, se originam com a publicação de seus produtos e serviços em plataformas que facilitam as vendas e cobranças na Internet, como a plataforma MercadoLivre.

Aplicar uma estratégia de comércio eletrônico em sua empresa não é uma experiência arriscada nem tão complexa quanto poderia ter sido anos atrás. Embora seja necessário um investimento inicial, existe uma multiplicidade de ferramentas e plataformas que facilitam tanto o processo de relacionamento com os clientes quanto o aspecto logístico.

O comércio digital permite que a empresa supere as barreiras geográficas e atinja públicos que, de outra forma, não poderia alcançar. Através do uso de serviços de distribuição, eles poderão levar seus produtos aos clientes sem que eles precisem entrar em suas instalações comerciais a qualquer momento.

A implementação de uma boa plataforma digital de comércio eletrônico ajuda a empresa a agilizar o processo de compra de seus clientes e, assim, incentivá-los a retornar.

Como as PME beneficiam especificamente

O comércio eletrônico é uma prática que democratiza, permite que empresas menores concorram frente a frente com grandes empresas, porque não exige grandes investimentos para começar e pode ser projetada no longo prazo, uma vez que está valendo a pena.

As PMEs, em particular, podem ser muito beneficiadas pela implementação de uma boa estratégia de comércio eletrônico. Graças à aplicação de campanhas de marketing digital, eles poderão estabelecer uma presença sólida na Web e alcançar os usuários na mesma medida que as grandes empresas.

Não só torna mais fácil para você conhecer novos clientes em potencial, mas também ajuda a fortalecer sua imagem de marca.

É necessário recorrer ao comércio eletrônico?

Implementar uma estratégia de e-commerce é mais que uma oportunidade para melhorar a lucratividade da empresa, é uma necessidade. Se as empresas quiserem permanecer competitivas, tanto as PMEs como as grandes empresas devem se aventurar no comércio eletrônico. Só assim permanecerão relevantes num mercado cada vez mais inclinado à digitalização.

 

* Fonte: Statista.com Crescimento das vendas B2C na América Latina de 2013 a 2018.

 

Nossa solução iria um passo adiante. Além de melhorar a relação entre o consumidor e a empresa, a AlephCRM intervém na relação entre o varejo e a distribuidora.

Ajudará seus usuários a aumentar o nível de vendas pela Internet da empresa graças à criação de catálogos padronizados. Neles você pode encontrar informações completas dos produtos disponíveis, cada um identificado com um código único e intransferível.

Os distribuidores terão um canal de comunicação claro e direto com seus diferentes pontos de venda através do uso de catálogos com informações centralizadas. Ao unificar as informações, as empresas podem eliminar os riscos de venda excessiva, confusão sobre preços ou detalhes de produtos e podem, assim, ter uma comunicação fluida e eficiente.

 

Tags: AlephCRM, Digitalização, E-commerce, PMEs.