PMEs e as novas tendências digitais
As PMEs desempenham um papel extremamente importante no desenvolvimento da economia, mas enfrentam vários desafios quando se trata de competir com empresas de maior tamanho e quantidade de recursos. O uso correto de ferramentas tecnológicas emergentes pode dar-lhes uma importante vantagem competitiva, combinando as condições.
Uma boa estratégia digital ajuda as novas empresas a começarem a posicionar sua marca de maneira eficaz, e a quais empresas já estabelecidas atingem novos setores de mercado.
Para que isso seja possível e para que as PMEs sejam realmente competitivas, elas devem primeiro manter-se a par das novas tendências:
Investimentos em plataformas de tecnologia de hardware e software
Antes de considerar uma estratégia digital, as empresas devem começar colocando suas fundações. Para fazer isso, eles devem primeiro decidir fazer um investimento em um projeto de renovação de plataforma de software e hardware. É essencial dispor de ferramentas adequadas se as PMEs desejarem continuar a sua transformação digital.
Cloud FIRST (Primeiro a nuvem)
O conceito de “nuvem” não é tão estranho quanto algumas empresas acreditam e apresenta muitos benefícios. Para pequenas e médias empresas, isso significa, principalmente, que elas podem reduzir o investimento em infraestrutura física para se concentrar em ferramentas on-line, como aplicativos, espaço de armazenamento e backup de seus arquivos críticos.
O contexto do mercado está em constante mudança, por isso, as organizações devem consolidar bases sólidas em plataformas tecnológicas elásticas e escaláveis, mas que não exigem grandes investimentos.
Digitalização
A crescente participação de usuários, empresas e organizações na Internet e o considerável avanço das plataformas tecnológicas forçam as PMEs a redesenhar seus processos e digitalizar suas operações. Os clientes esperam que as empresas estejam preparadas para levar produtos a eles com grande rapidez e com uma experiência de usuário acessível.
Mas, ao mesmo tempo, precisam digitalizar seus processos internos para se adaptar à nova realidade do mercado. Digitalizar um negócio envolve a redução de burocracia, automatização de tarefas rotineiras e coleta de informações mais eficazes. A possibilidade de processar dados e gerar relatórios em tempo real permite que a empresa tome melhores decisões e responda mais rapidamente às mudanças do mercado.
Comércio eletrônico
Plataformas de comércio eletrônico, como a MercadoLivre, são hoje um aliado fundamental para as vendas pela Internet. Para isso, a digitalização das empresas também está no gerenciamento de vendas.
É cada vez mais comum que os usuários acessem a Internet pela primeira vez se quiserem obter informações sobre um produto que estão interessados em comprar. Uma boa estratégia digital ajuda a PME a alcançar o cliente potencial no momento certo com as informações necessárias. A onipresença da informação significa que os clientes têm múltiplas opções, então fortalecer a presença da empresa na Internet não é apenas uma maneira mais barata de se aproximar dos usuários, mas é essencial permanecer relevante no mercado.
Automação da Cadeia de Valor
Entre os processos internos afetados pela digitalização, a cadeia comercial e de distribuição deve ser incluída. Automatizar relacionamentos com fornecedores para melhorar o controle de estoque e preço minimizará as margens de erro e utilizará o tempo de maneira mais eficiente. Ao mesmo tempo, isso resulta no aumento das operações de vendas pela Internet, bem como na precisão para responder às necessidades do mercado.
A adoção de um modelo de negócio com um eixo em plataformas digitais irá impulsionar o alcance das PMEs. Eles podem se abrir para novos mercados, superar barreiras territoriais, reduzir custos e competir diretamente com empresas maiores.